segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Planejamento



                                     FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
               NUPPE- NÚCLEO DE PESQUISA  PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO




PLANEJAMENTO





                                                        MARIA DE SOUZA SANTOS








                                                           



SANTO ANTONIO DE JESUS- BA
                                                                                 2009

                                                          MARIA DE SOUZA SANTOS




PLANEJAMENTO





                                                                                                               Trabalho apresentado como requisito de avaliação  do curso de proficiência da Faculdade de Ciências Educacionais, orientado pela professora Jane Mary.




                                                         


SANTO ANTONIO DE JESUS- BA
                                                                                        2011

O QUE

Artes e interdisciplinaridade

OBJETIVO GERAL

Que os alunos compreendam que os trabalhos de arte não existem isoladamente, mas relacionam-se com as ideias e tendências de uma determinada época e localidade. A apreensão da arte se dá como fenômeno imerso na cultura, que se desvela nas conexões e interações existentes entre o local, o nacional e o internacional. Conhecer o que arte interligada nas diversas disciplinas exercendo a sua cidadania.
CONTEÚDOS:

ARTES

Envolvem cantigas e folguedos, contos tradicionais, danças, textos escritos (como a literatura de cordel), cerâmica utilitária e ornamental, tecidos e uma infinidade de objetos que são diferentes em cada região do Brasil.
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;

PORTUGUÊS

LEITOR EXPERIENTE

Como o sentido de um poema só se completa na leitura, é importante que alguém indique como lê-lo. Uma boa alternativa, quando possível, é apresentar gravações com o próprio autor

SENTIDO
Para ajudar a construir o significado do texto, é possível propor perguntas que levem em conta o percurso proposto pelo poeta FORMA

FORMA
No caso dos sonetos, é preciso mostrar que a estrutura de 14 versos em quatro estrofes geralmente expressa uma argumentação.

RIMAS

Identificar as terminações por letra não deve ser uma atividade mecânica. Mostre que, juntamente com a métrica, elas são um dos recursos essenciais à musicalidade do poema.

VOCABULÁRIO

Em vez de sublinhar cada palavra desconhecida, o melhor é deduzir o significado pelo contexto. Quando isso não é possível, é preciso entrar em ação e esclarecer a dúvida.
Em língua portuguesa, podem ser desenvolvidos os trabalhos de pesquisa, com avaliações acerca dos textos elaborados pelos alunos, atribuindo-lhes a responsabilidade pela gramática, ortografia e sequência lógica dos relatos. O professor pode propor também redações onde os alunos relatem o que estão trabalhando em cada disciplina, deixando espaço para as opiniões pessoais.


MATEMÁTICA

Desenvolver um projeto através da técnica do origami é uma divertida atividade, onde professores e alunos poderão trabalhar vários aspectos dessa cultura.
Em matemática, podem ser trabalhados os conceitos de geometria, reta, linearidade, pontos, vértices e, se os alunos foram de séries mais avançadas, é possível trabalhar ângulos e axiomas, propostos em estudos feitos pelo matemático Humiaki Huzita, mais conhecidos como axiomas Huzita-Hatori.
Jogos com suas diversidades
Com certeza, será um trabalho que atingirá sucesso, pois todo o grupo estará envolvido com uma temática interessante e prazerosa. Além disso, para os professores será uma ótima oportunidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar, mostrando que o envolvimento das disciplinas pode garantir a qualidade da informação e da formação.

CIÊNCIAS

Em ciências, tratar os problemas sociais sobre meio ambiente e preservação, afinal, a celulose que dá origem ao papel é extraída das árvores. É necessário que se faça um trabalho de conscientização da preservação da natureza. Além disso, muitas imagens criadas no origami estão relacionadas a elementos da natureza, como plantas e animais.

HISTORIA

Em história, é possível fazer um estudo do surgimento da arte, das técnicas desenvolvidas, como as mesmas não se perderam ao longo do tempo, enfim, tratar os assuntos históricos do origami, inclusive associando as guerras em que o país esteve envolvido, os prejuízos que sofreram com a bomba atômica, etc.

GEOGRAFIA

O aspecto físico do país será trabalhado em geografia, para dar suporte aos conceitos históricos, além de mostrar as mutações sofridas ao longo dos anos, traçando paralelos com o Japão de hoje.

METODOLOGIA

Aula expositiva participada, avaliação processual.
Compromisso
Confiança: criação de um contexto, negociação, fixar compromisso, avaliação e ação.
Confiabilidade: ouvir, escutar, interpretar.
Olhar, ver e observar.
Valorizar a diversidade: história pessoal e o contexto cultural.

AVALIAÇÃO

A avaliação pode ser realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os conteúdos;
 A avaliação pode ser realizada ao término de um conjunto de atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem.

RECURSOS

Ø  Produção de jogos
Ø  Gibis
Ø  Livros
Ø  Cd`s
Ø  TV
Ø  Computador
Ø  Etiquetas
Ø  Contas
Ø  Lápis
Ø  Borrachas
Ø  Réguas, etc.

BIBLIOGRAFIA

BROSE, Markus - Introdução à Moderação e ao Método ZOPP, Recife: GTZ, 1993.
DOYLE, M. Reuniões podem funcionar. São Paulo: Summus, 1978.
MATUS, Carlos. Guia de Análise Teórica. Seminário de Planejamento e Gobernó. Brasília, MTB, 1994.
NETO, Silveira; H. Fernando. Outra reunião? 3ª Ed. Rio de Janeiro: COP, 1992.
SEARLE, John. Speech acts, New York: Cambridge University Press, 1969.
SEARLE, John. Mente linguagem e sociedade. Rio de Janeiro: Rocco,


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